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A famosa dieta Low Carb, já ouviu falar dela?

Os alimentos são compostos de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. A alimentação low carb é a restrição de carboidratos usada para a perda de peso. Os alimentos ricos em carboidratos como os doces, os pães, os bolos, as batatas, são absorvidos mais rápidos pelo nosso organismo e se transformam em açúcar no sangue.

Os alimentos são compostos de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. A alimentação low carb é a restrição de carboidratos usada para a perda de peso. Os alimentos ricos em carboidratos como os doces, os pães, os bolos, as batatas, são absorvidos mais rápidos pelo nosso organismo e se transformam em açúcar no sangue. Para reduzir esse açúcar do corpo e transformar em energia o pâncreas libera um hormônio chamado de insulina e o excesso de insulina faz você ter mais vontade de comer carboidratos e o excesso desses carboidratos são estocados em forma de gordura principalmente na região abdominal.

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No primeiro mês é aconselhável ingerir uma alimentação com saladas, carnes e ovos. Outra, alternativa é reduzir aos poucos a ingestão de carboidratos. Elimine o açúcar e a farinha primeiro, mantendo arroz, feijão, lentilha, batata doce, cenoura, beterraba e aipim. Quando se sentir adaptado corte o arroz e o feijão e depois as batatas. Priorizando frango, peixe, ovos, azeite de oliva, óleo de coco, abacate, castanhas e nozes, além de água com ou sem gás, chás quentes ou frios e café. Lembre-se que frutas e vegetais também contem carboidratos. A quantidade de carboidratos consumidos depende do seu objetivo. Se precisar perder menos do que 10 kg pode consumir 35 gramas e se for mais do que 10 kg o ideal seria de 20 gramas por dia. Em media o sexo masculino perde nas duas primeiras semanas até 5 kg e as mulheres 3 kg comendo 20 gramas de carboidratos por dia.

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A dieta Low carb não é uma dieta de proteína mais uma dieta com baixo índice de carboidratos e rica em gorduras saudáveis. Abrir mão do arroz, do pão, do macarrão, da pizza é difícil e requer muito esforço pessoal, já que quase tudo que se come em uma alimentação convencional é riquíssimo em carboidratos. Depois que você chegar ao seu peso ideal, volte a consumir em pequenas quantidades alimentos fonte de carboidratos naturais como batata doce, mandioca, beterraba e cenoura.

Não é difícil comer comida de verdade: É muito mais fácil do que ter que cortar as calorias dos produtos industrializados.

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Dra. Amarilda Carraro
Nutricionista Clinica Funcional
Pós-graduanda em Fitoterapia

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