Blog Anaclin

Coma bem para combater o Diabetes

“O que você come tem grande impacto sobre a sua saúde. Estar acima do peso pode fazer com que o seu corpo não fabrique nem utilize a insulina adequadamente e também causa pressão alta”.

O diabetes é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue ficam acima do normal. Pessoas com diabetes têm problemas em converter o alimento em energia. Depois de uma refeição, o alimento é transformado em um tipo de açúcar chamado glicose, o qual é carregado pelo sangue para as células de todo o corpo. As células utilizam o hormônio insulina, produzido pelo pâncreas, para ajudá-las a processar a glicose do sangue em energia. A insulina é secretada quando a glicose de um alimento entra na corrente sanguínea. A única maneira pela qual as células do corpo são capazes de processar a glicose em energia é através da insulina. Sem ela os níveis de glicose no sangue continuam a subir, causando dano às células do corpo.

Diabetes Tipo 1
Chamado antigamente de diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente. Diagnosticada em crianças, adolescentes e jovens adultos. As células beta do pâncreas não produzem mais insulina porque o sistema de defesa do nosso corpo as atacou e as destruiu.

Diabetes Tipo 2
As pessoas podem desenvolver diabetes tipo 2 em qualquer idade. Geralmente o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para as necessidades do corpo. A quantia de glicose no sangue aumenta enquanto as células passam fome de energia. Ao longo dos anos, os altos níveis de glicose no sangue danificam os nervos e os vasos sanguineos, levando a complicações como doenças cardiacas, acidente vascular cerebral, cegueira, doenças renais, infecções na gengiva e amputações. Estar acima do peso e ser sedentário aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2. O tratamento inclui tomar medicamentos, fazer escolhas alimentares inteligentes, exercitar-se regularmente e controlar a pressão e o colesterol.

Sinais de alerta
Muitas pessoas não apresentam sinais nem sintomas, mas você deve observar:
1. Fome e sede aumentada
2. Fadiga
3. Urinar frequentemente, especialmente à noite
4. Ganho de peso
5. Visão embaraçada
6. Feridas que não se cicatrizam

É importante descobrir cedo se você tem diabetes porque o tratamento precoce pode prevenir danos de longo prazo ao corpo.

Controlando o diabetes

O que você come tem grande impacto sobre a sua saúde. Estar acima do peso pode fazer com que o seu corpo não fabrique nem utilize a insulina adequadamente e também causa pressão alta. Mesmo a perda moderada de peso pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, porque o seu corpo aprende a usar insulina mais efetivamente. Por exemplo, se você pesa 91kg, perder somente 4,50kg poderá fazer a diferença e ajudará a prevenir as complicações.

Alimentação

Observe atentamente o tamanho das porções de alimento que você come. Reduza o tamanho das porções de carne e alimentos gordurosos e aumente a ingestão diária de frutas e vegetais.
Para alimentos secos, como cereais, massas ou arroz: meça e coloque numa tigela ou prato. Na próxima vez em que você comer aquele alimento use a mesma tigela e encha até o mesmo nível.
Para bebidas: meça uma xícara e coloque num copo. Veja o quanto enche o copo. Sempre tome bebidas que não seja com água, em quantidade igual ao tamanho daquele copo.
Para comida: lembre-se de que a carne pesa mais antes de ser cozida. Por exemplo: 1 bife médio pesa 120g de carne e 85g depois de cozido.

Recomentação da cozinha

As gorduras boas favorecem a ação da insulina e ajudam a reduzir o processo inflamatório presente no abacate, nozes e castanhas, azeite de oliva, azeitonas, semente de linhaça, ovos, cereais integrais, peixes de pequeno porte como sardinhas.
Pares perfeitos de gorduras boas: iogurte de ameixa com semente de linhaça, pão de centeio com pasta de amendoim.
Fibras: São importantes no equilibrio do açucar no sangue, na redução do colesterol, no alcance do peso e na prevenção de complicações cardiovasculares. Exemplos: cereais, frutas com bagaço e verduras são fontes de fibras.


Curcumina: Esse fitoquímico picante pode auxiliar na redução do açucar no sangue e na proteção dos rins através da redução dos níveis do colesterol. A curcumina é encontrada no açafrão e você pode obter os benefícios desse fitoquímico com essa receita:
Mix apimentado indiano
– 2 colheres de chá de açafrão em pó
– 8 colheres de chá de mostarda seca
– 5 colheres de chá de feno grego
– 4 colheres de chá de cominho em pó
– 2 colheres de chá de gengibre em pó
– 5 colheres de chá de coentro em pó
– 2 colheres de chá de canela em pó
Preparo: Misture todos os ingredientes em uma vasilha com tampa, chacoalhe bem para misturar. Armazene fechado em lugar fresco e seco. Adicione a receita com frango, peixe e feijão.

Alimentos e suas propriedades de combate do diabetes:
Família das crucíferas: brócolis, couve manteira, repolho, couve-flor, folha de mostarda, rabanetes, nabo e agrião.
Família do melão e da abóbora: pepino, abobrinha, abóbora japonesa e de pescoço, melão.
Família da hortelã: manjericão, hortelã, orégano, sálvia, alecrim, tomilio.
Família dos feijões: broto de alfafa, feijões, ervilha e soja.
Família do lírio: aspargo, cebolinha, alho e cebolas.
Família dos citros: limões, lima, laranjas e tangerinas.
Família umbelífera: anis, cenouras, salsa, aipo, coentro, cominho, erva-doce, salsa.
Família do gengibre: gengibre e açafrão.
Família dos chás: chá verde, preto e branco.

__________________________________________________________________

Dra. Amarilda Carraro Pedagoga e Nutricionista
Especialista Lato Sensu em Nutrição Clínica Funcional
Pós-graduada em Fitoterapia CRN 88483
www.amarilda.com.br
R: José Ângelo Cordeiro n° 500 – 1º andar, Sala 12 – São José dos Pinhais/PR
Telefone: 41 3586-1619 / 41 99204-5243 (Tim/Whatsapp)
Convênios: Amil, Bradesco, Cassi, Copel, Med Prev, Med Saúde, Saúde Caixa, Sanepar, Sindicato Rural, Solumedi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *